Um daqueles desabafos sobre operadora de celular.

Incrível, nunca fui de reclamar da Tim, mas hoje eu fiquei de cara.

Tenho um plano pós pago, o tal do Tim Família: no meu caso, 400 minutos divididos entre meus pais, eu e minha irmã. Como estou há 10 meses com esse plano, tenho direito há um desconto [previsto em contrato] para troca de aparelho. Tudo ótimo. Esse desconto também existia no ato de contratação do plano, e na ocasião, a gente aproveitou o desconto de 800 reais para trocar o aparelho da minha irmã.

Há algum tempo atrás, meu pai precisou de um aparelho novo, e ele tinha duas opções:
– usar apenas 100 reais do desconto para pegar um aparelho simples (que era o que ele queria) e perder os outros 700, já que o desconto vale só para aquela troca, até acumular de novo até os próximos 10 meses.
– comprar um aparelho normalmente, e deixar o desconto intacto. E foi isso que ele fez, já que não faz questão de pegar um aparelho caro.

Hoje, por volta das 11h40, eu estava chegando na loja da Tim, para trocar de aparelho. A coisa já estava tensa porque uma das grandes lojas da Tim de Brasília está reformando (a do shopping Pátio Brasil, restando só um quiosque – que faz esse tipo de serviço – no Conjunto Nacional e a loja do Taguatinga Shopping). E ainda dei a sorte de todos os preferenciais aparecerem por lá: quando cheguei havia 3 pessoas na minha frente; 1 hora depois, haviam 7: 2 gestantes, 2 mulheres com criança de colo, uma mulher de braço engessado, uma senhora de muletas e uma idosa.

Com a fé de que muita gente desiste e vai embora, fiquei por lá. Resolvi agilizar minha vida e pedi pra uma das atendentes checar o valor do desconto, e ela checou e confirmou os 800 reais. Lembrou ainda que se minhas contas excedem com freqüência e que eu poderia garimpar mais descontos pela central de relacionamento. Liguei lá e consegui mais 150 reais de bônus para cada integrante do plano, só que, me informou a atendente, esse bônus era intransferível. Ok.

Depois de gastar mais uma hora analisando aparelhos – enquanto, lembre-se, eu ainda não tinha sido atendida – convenci minha mãe a pagar a diferença de 140 reais e me dar um Prada. A segunda opção, bem mais em conta e que ainda ia deixar perder o resto do desconto, era um LG Shine, que custava uns 750 reais.

prada2.jpg
Você quer esse celular? Aháááá, pegadinha do malandro!

Depois de mais de 2 horas de espera, minha senha finalmente foi chamada. Eu fiquei feliz e contente de achar que esperar tinha valido a pena, porque já tinha escolhido o aparelho então não devia demorar tanto. Mas, para minha decepção, a atendente falou que constava no sistema que o desconto de 800 reais deveria ser dividido pelos membros do plano, e eram intransferíveis e não cumulativos. Ou seja, meu desconto total seria de 200 (base) mais 150 (adicionais que eu consegui). Sabe qual aparelho eu consigo pegar com esse desconto? Um Motorola V3. Sabe qual aparelho eu tenho agora? Um V3!!! Se eu quiser trocar os 4 aparelhos agora, tudo certo, você tem 800 + 600 reais de bônus em 4 aparelhos. Em um só, nada feito.

O grande problema, é que antes não era assim. No caso do aparelho da minha irmã foi diferente. Mas como aparentemente (vou checar isso) consta no contrato que os planos de bônus podem ser alterados, eles não me devem satisfação.

O que me deixa puta, é que essa mudança só serve pra fazer com que a gente não use o desconto todo, afinal, não tem razão as 4 pessoas daqui de casa mudarem de aparelho agora. Como eles sabem que a maioria das pessoas prefere ir trocando para aparelhos com mais recursos do que mudar de 10 em 10 meses as 4 pessoas para aparelhos sempre do mesmo nível, eles calculam que provavelmente as pessoas vão usar o desconto e pagar a diferença de 500, 600 ou 700 reais para pegar aparelhos mais novos. Ou seja, mais lucrativo para eles.

Ao invés de me apresentarem razões para refazer minha fidelização (que é re-feita pra usar esses descontos), me deixaram 2 horas esperando para dizer “não é bem assim”. Me botaram uma bela barreira: a Vivo já me ligou mais de 7 vezes oferecendo aparelhos de última geração para fazer o mesmo plano. E a gente não muda por que não quer mudar de número. Minha mãe então, que usa celular como ferramenta de trabalho, nem pode pensar nessa possibilidade.

Me sinto idiota, presa na Tim, que ao invés de me oferecerem vantagens reais, maquiam bônus medíocres.

Pois é… Tim, viver sem fronteiras??!

5 Comentários »

  1. Taylor Said:

    tem piores vivs, operadoras tipo brasil telecom q dependendo do plano vc vira escravo delas sn kiser pagar mais caro:/ :curti o post da trend! tao abafado qt a pista do caribeno :*

  2. Gus Fune Said:

    Claro ta mandando mto bem com o 3G, mas é virar a esquina de casa, entrar no elevador ou baixar a tampa do vaso que ele fica sem sinal.
    E eu posso falar isso pq tive um.

    Quer ganhar um Prada quase de graça sem gastar seus minutos? Ameaça cancelar. Liga no atendimento (não na loja) e ameaça cancelar.
    Em 10 minutos vão te oferecer um pacote de mil minutos com um super desconto em um celular novo e uma goiabinha. Experimente.🙂

    PS: não esperava que seu blog fosse ser atualizado assim frequentemente, acabei de assinar no RSS.🙂

  3. nunaina Said:

    tem operadoras piores como a brasiltelecom que promete bõnus pra vc usar e qdo vc vai usar,depois de conseguir créditos,eles cancelam ou não liberam,tipo: prometem mas não cumprem.A vivo tbm é cheiad e e não previstas – cobranças inesperadas no pós-pago, acho melhor vc esperar um pouco,não sei se vc vai encontrar uma menos pior que a tim,eu falo pois entrei agora e estou vendo uma diferença enorme, tbm vc deve consultar a anatel que diz que não estamos sujeitos ao plano de fidelidade que as operadoras de telefonia fixa ou celular nos impõe!Sugiro vc ler osartigos da anatel,qquer coisa vc ameaça a empresa de ligar pra anatel e de repente vc liga mesmo,demora mas funciona!

  4. diariodointestino Said:

    Oi, Vivi! Prazer em conhecer seu blog!

    Eu sofro com isso também, só que minha algoz é a Oi. Tenho um plano empresa antigo que me permite falar de graça à vontade com qualquer Oi do mesmo DDD. Só que a cada renovação (que dá direito a bônus pra comprar aparelho), o número de exigências aumenta consideravelmente. Neste momento estou vivendo o inferno de ter que renovar o contrato, sendo que a exigência inclui uma papelada sem fim (contrato social, xerox dos docs. dos socios, alteraçaõ contratual, certidão da Junta comercial, etc.), tudo escaneado e enviado por email, mais um monte de poréns que surgem a cada ligação. Verdareira prova de obstáculos.
    Parece que perceberam que meu plano não é vantajoso pra eles e querem me fazer desistir do mesmo. Mas vou até o fim, só de birra!

  5. Johnny C Said:

    Putz… eu lembro de ter ido até o Pátio tentar negociar umas coisas com a TIM e dar de cara na loja fechada =\ fiquei putaço da vida.

    de boa? se o único problema é manter o número, espera mais uns meses. Portabilidade numérica tá vindo ai (se é que já não tá, faz tempo que não vejo notícias sobre isso) e você vai poder mudar de operadora sem perder o número do telefone =)

    eu acabei por cancelar meu tim, pisaram muito na bola comigo e eu já tava sem aparelho. To só com a Vivo agora, esperando pelo 3G (já tem cobertura 3G da VIvo no DF?) e pelo Vivo ZAP pra rede GSM. É a minha única reclamação da Vivo hoje em dia, fazer milhões de propagandas do Vivo ZAP e não ter no GSM ainda =\


{ RSS feed for comments on this post} · { TrackBack URI }

Deixe uma resposta

