Você sabe do que está falando?

Em geral, eu não custumo formular uma boa impressão das pessoas que tentam passar aquele rótulo de cult.

Já percebeu que, quando queremos fazer um elogio mais sincero, dizemos que uma pessoa é culta? “Meu avô é muito culto, muito bom conversar com ele, já leu muitos livros, sabe de muita coisa…”. Em compensação, quando classificamos alguém como cult não passa de um rótulo duvidoso? Duvidoso porque não se decide se é um elogio de fato ou se é o “elogio” que aquela pessoa quer que seja atribuída a ela, e para isso ela age, fala de tal maneira e de tais coisas? Em geral, nada a ver com quantidade/qualidade de cultura que a pessoa tem mas pelas roupas que veste, pelas coisas que supostamente lê, ouve e, de novo, supostamente gosta, e pelo fato de todo o resto que não pertença aquele conjunto ser por ela considerado “o lixo da cultura de massa?” Moral da história: tudo não passa de um pré-conceito!

Acho esse debate interessantíssimo, mas nem vou me adentrar nesses detalhes de “ser cultura de massa não significa ser de qualidade inferior”, apenas vou citar um trecho de um livro que estou lendo sobre teorias do teatro:

“Falam do Tartufo-de-Jouvet ou do Don-Juan-de-Vilar sem que nunca se saiba muito bem se é o diretor ou o ator que é visado em primeiro lugar”

Ou seja, há quem adore enumerar dessa forma pomposa esses itens culturais tão fabulosos, mas, em geral, nem sabem direito do que estão falando…

 

1 Comentário »

  1. Thiago Said:

    Minh’amiga falou que sou cult. Perguntei a ela o que é cult, ela disse que é na moda, legal, coisas do tipo..

    Não sou um cara muuuito culto, mas..mais culto que a maioria das pessoas, pelo menos. Sei dos meus limites (mentira, sei nada, sou o bonzão).

    belo texto, curti!


{ RSS feed for comments on this post} · { TrackBack URI }

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: